Jornalismo e a Internet

postado por max delazeri On 9:36 AM


O jornalismo vem se adaptando através do tempo.Acredito que deve ter sido um 'pulo' para os profissionais da área na época em que foi criado o rádio. Dos estáticos Diários de Noticias, os jornais impressos, para a agilidade e a rapidez do rádio.

O jornal impresso é noticia de ontem, já não atende a pessoa que quer saber a ultima informação. Já no rádio as coisas acontecem mais rápido. Esse veiculo pode noticiar a ultima hora ou ate mesmo noticiar o que ainda não acabou de acontecer.

No final de semana passado, em algumas rádio a gente podia ouvir noticias sobre os ventos fortes que 'atacaram' o estado no momento que acontecia. Os jornais puderam noticiar no dia seguinte.

O surgimento da tv foi um outro momento de 'pulo' para o antigo sistema de jornalismo. Ela não era tão rápida quanto o rádio mas consegui juntar o som do radio com as imagens. O resultado foi espectacular.

O único problema ate o momento era não poder armazenar essa quantidade de informação que bombardeava a gente pelo rádio e pela tv. Se você achasse uma reportagem interessante no jornal, podia recortar e guardar, já no rádio não era tão simples assim, na tv menos ainda. E mesmo guardando os jornais todos, quando alguem tivesse que procurar alguma matéria passada tinha um baita problemão.

Então veio a Internet. E com a difussão dela, milhares de rádios web, podcasting, canais de tv on-line e o diabo de informação que se multiplica a cada poucas horas e o melhor: não é volátil como os canais de comunicação normais (rádio, tv, jornal, revistas). Todo o conteúdo criado fica armazenado e a disposição de qualquer individuo que precisar acessar.

Mas.. procurar como? Revirando jornais velhos e empoeirados...?
Nãããão!

As ferramentas de buscas na Internet podem achar tudo que você procura. Basta saber procurar.

È lógico que com o advento das maravilhas tecnológicas o velho jornalismo não deixou de existir. Os jornal e as revistas, veículos até então consagrados, tiveram que se adaptar e buscar novas identidades e papéis sociais.

2 Response to "Jornalismo e a Internet"

  1. Teteu Said,

    isso tudo é balela e das braba, esquece isso max e volta a te alimentar, a falta de zinco e vitamina de complexo B está afetando a tua maneira de entender os acontecimentos, um fato é apenas um fato, não crie ilusões em cima de peripécias


    sem mais, um beijinho.

     

  2. Aloha Boeck Said,

    eu já disse que já vi esse blog da rádio de vocês... pode parar com essa divulgação cretina de mandar scrap e comentário. HAHAHAHAHA

    brincadeirinha, brincadeirinha.

    eu li teu texto, só pra constar.
    beijos!